A Fanfarra de Itacaré (Faita) e a equipe de judocas Leões Dourados fecham o ano com uma série de vitórias. O grupo musical foi campeão invicto do XV Campeonato Baiano de Fanfarras, somando 118 pontos na etapa final realizada em Alagoinhas, em 22 de novembro. Já os jovens atletas, que competem nas categorias m irim, infantil e juvenil conquistaram mais de 200 medalhas em competições regionais e estaduais. As últimas grandes vitórias foram em Mutuípe, em 28 de novembro, quando voltaram para casa com 12 ouros, duas pratas e quatro bronzes.
As participações da Faita no Campeonato Baiano e dos judocas nas competições contaram com o apoio do governo municipal. A Prefeitura de Itacaré arcou com parte dos custos do transporte dos músicos e dos atletas. Segundo o prefeito Antônio de Anízio, apesar das dificuldades financeiras do município, investir na cultura e no esporte é essencial. “Ficamos orgulhosos em ver a nossa juventude se empenhando ao longo do ano para fazer bonito nas competições. O resultado do esforço foi comprovado com as vitórias”, disse.
O regente da Faita, Uille Smith, também conhecido como Bile, lembrou que o conjunto itacareense desbancou fanfarras tradicionais, como das cidades de Salvador e Santo Amaro, que ficaram em segundo e terceiro lugar no Campeonato Baiano. “Apesar das dificuldades, pela primeira vez Itacaré chegou à final do Campeonato Baiano e venceu. Agradecemos todos aqueles que acreditaram e investiram em nós”, afirmou o regente, emocionado.
A Academia de judocas Leões Dourados vem participando de todas as competições da Bahia, desde o início do ano. No início do ano, o grupo era composto por apenas oito judocas e, hoje, já possui 40 jovens, com idade a partir de seis anos. O atleta Thiago Lima foi considerado um dos três melhores judocas da Bahia em 2009, na categoria juvenil. David de Leão, que luta na categoria mirim, seguiu invicto em todos os campeonatos regionais e estaduais que participou. A Academia ainda foi premiada com cinco troféus de segundo e terceiro lugar.
Para o presidente da fanfarra e diretor da Academia Leões Dourados, Laudelino Leão Filho, as vitórias obtidas pelo grupo musical e pelos atletas só foram possíveis graças ao esforço dos jovens e daqueles que não mediram esforços para investir. “Agradecemos à Prefeitura de Itacaré, Câmara de Vereadores, empresários locais, além das famílias dos jovens e da Oficina Junior, de Itabuna”, disse. Ainda segundo Leão Filho, a meta é que em 2010 possam ir ainda mais longe. “Já temos 15 judocas treinando especialmente para a seletiva do Campeonato Brasileiro, marcada para o mês de março”, informou.
Os treinos dos judocas acontecem no Centro Educacional de Itacaré (CEI), espaço cedido pela Secretaria Municipal de Educação e que também serve para os ensaios da Fanfarra. As aulas do projeto Ação Social Judô Olímpico são gratuitas e o tatame é cedido pelo sensei Serginho, que ensina jiu-jitsu. Às 15 horas do próximo dia 20, no CEI, acontecerá a confraternização e exame para troca de faixas dos atletas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)