Para comemorar o Natal em São Desidério a prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Cultura Esporte e Lazer e de Educação, preparou uma programação especial que teve início na noite de 24 e se estende até 07 de janeiro. O Projeto Natal Comunitário tem quatro propostas específicas, o Auto de Natal, o Coral Natalino, o Terno de Reis e o Concurso de Lapinhas. A primeira apresentação foi realizada após a Missa do Galo. Durante 40 minutos de encenação, cerca de 110 pessoas encenaram o nascimento de Cristo.
O prefeito Zito Barbosa assistiu a encenação e avaliou o projeto desenvolvido como um marco para a cultura do município. “São quatro momentos muito especiais, conseguimos resgatar o Terno de Reis que há muitos anos não acontecia, o concurso de lapinhas também é uma conquista, o coral e o teatro nos mostram quão valiosos são nossos artistas”. Ele destacou ainda que a proposta inédita certamente será tradição em São Desidério.
Os festejos foram realizados na orla da barragem, uma multidão de mais de 500 pessoas acompanhou o evento. Segundo a moradora Fátima Oliveira, foi uma iniciativa muito bonita que reuniu as famílias de São Desidério. “Esse evento engrandece e valoriza nossas tradições, é um atrativo a mais para os visitantes”.
Ao todo cerca de 200 pessoas participaram diretamente da produção e execução do projeto. Foram confeccionadas 160 peças para compor o figurino dos personagens. O psicólogo da Casa da Família, Roberdan Rodrigues, explica que a Secretaria de Assistência Social dispõe de dois projetos, o Atividade e o Arte em Jogo, e que os envolvidos nas apresentações fazem parte desses projetos. “Mobilizar a comunidade e integrar as ações dos dois projetos é uma das finalidades do Natal Comunitário”.
Instrumentistas da Filarmônica Filhos do Oeste do município de Angical contribuíram com uma participação especial. Acompanharam as músicas entoadas pelo coral. “A participação da filarmônica fortaleceu a qualidade do projeto realizado com artistas da terra, para os diversos segmentos da população”, disse o diretor de cultura, Vanderlino Barbosa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)