A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado esteve neste mês de novembro, participando das Oficinas Microrregionais de Pactuação da PPI da Macrorregião Sudoeste, que aconteceram na Escola de Formação de Saúde da Família/Pólo de Educação Permanente, em Vitória da Conquista.
O evento contou com a participação dos municípios das micros de Brumado, Guanambi, Itapetinga e Vitória da Conquista, que se reuniram com a finalidade de analisarem os dados informados por cada um dos municípios sobre a programação hospitalar, ou seja, cada município recebe um determinado número de AIHs – Autorização de Internamento Hospitalar, que caso ele não tenha condições de atender a necessidade do usuário deve encaminhá-lo para outro município que tenha o serviço credenciado. Para que isso aconteça deve existir a pactuação entre os municípios.
Esta nova programação pactuada entre os municípios já estava sendo esperada desde o ano de 2003, quando aconteceu a última pactuação da região Sudoeste, fato que vinha causando prejuízos para vários municípios que aumentaram significativamente seus serviços e que ainda tinham seus recursos alocados em outras localidades, como é o caso de Brumado que desde o início da administração do gestor Eduardo Lima Vasconcelos vem investindo maciçamente na área da saúde com contratação de profissionais, ampliação das especialidades oferecidas e do número de atendimentos e que ainda continua com recursos na cidade de Vitória da Conquista.
A secretária de Saúde de Brumado, Elke Barreto Ribeiro Santana declarou que foi um processo bastante exaustivo, pois foram realizadas diversas reuniões com os municípios que compõem a microrregião que tem Brumado como pólo, mas também bastante gratificante já que o município se tornou uma referência graças aos investimentos realizados pelo gestor Eduardo Lima Vasconcelos, sempre preocupado em oferecer aos usuários do SUS um sistema de saúde de qualidade, que com certeza promove uma melhor qualidade de vida. (Prefeitura de Brumado)