A Prefeitura Popular, através do Departamento de Desenvolvimento Econômico, está conseguindo renegociar os débitos dos agricultores familiares da cidade, que tinham utilizado o crédito rural do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Com a renegociação, a meta é que o índice de inadimplência dos agricultores pojucanos seja zerado o mais rápido possível.
Após o pagamento, o município estará liberado para que outros agricultores, ou aqueles que pediram o crédito e quitaram, tenham oportunidade de solicitar a verba federal e utilizá-la para movimentar seu negócio. O crédito do Pronaf é, na verdade, um subsídio agrícola importante para o pequeno agricultor. Por ser rápido, fácil, desburocratizado e com juros de apenas 0,5% ao ano, ele facilita o trabalho e aumenta a renda dos agricultores. As vantagens são tantas que pagando as parcelas em dia, o agricultor ainda recebe um desconto de 25% sobre o valor total do crédito.
Com o crédito do Pronaf todos saem ganhando. Por isso, todos os trabalhos estão sendo feitos com os ainda inadimplentes para que em breve nosso município volte a ser contemplado por esta ação do Governo Federal. (Prefeitura de Pojuca)