Padroeiro dos pescadores e marisqueiras do Litoral Norte, São Francisco de Assis foi homenageado no último domingo (04/10) pela Colônia Z 57, de Lauro de Freitas, com missa e procissão. A igreja de São Francisco, em Buraquinho, ficou lotada de fiéis. Depois da missa, a procissão terrestre seguiu em direção a Portão, desceu a rua principal até a ponte do Rio Joanes, no Terminal Turístico, onde 15 barcos esperavam para levar os fiéis e o andor com a imagem do santo até Buraquinho.
Mais de 3 mil pessoas participaram da missa e procissão. Sob o sol escaldante do meio dia, as embarcações seguiram pelas águas tranqüilas do rio até a foz, onde foram recebidos com aplausos por moradores e turistas no início da tarde.
Os pescadores mais antigos contam que a devoção surgiu no tempo de Garcia D´Ávila, dono das terras que iam da Bahia até o Maranhão. Devoto de São Francisco, ele espalhou essa devoção por todo o Litoral, sendo adotado também pelos pescadores.
Em Buraquinho, o andor com a imagem do santo foi levado até a sede da Colônia, acompanhado por mais de mil pessoas, ao som da Bandinha de Moacir. O samba já corria solto entre as barracas, abençoado pelo céu azul e o mar calmo. (Prefeitura de Lauro de Freitas)