Governo Municipal promove desenvolvimento e cidadania

“A casa nova será uma grande benção”. Foram as palavras emocionadas da moradora do Povoado de Pedras a 130 km da sede de São Desidério, Edivânia Ferreira de Jesus. Ela mora em uma casa de pau-a-pique desde que nasceu, hoje com 31 anos, divide o espaço com o marido, seis filhos e a mãe.

Para melhorar a qualidade de vida de famílias simples como a de Edivânia, o Governo Municipal realizou na sexta, 24 o lançamento do projeto de construção de dez casas populares, com recursos próprios do município. Acompanhado dos secretários, o prefeito Zito Barbosa anunciou que além de receber as residências, as famílias também serão beneficiadas com móveis.

Camas, colchões, fogões serão entregues aos moradores de Pedras. “O lançamento desta obra traz a certeza de que estamos no caminho certo, nossa prioridade será atender as necessidades dos mais carentes", afirmou Zito.

A equipe da secretaria de infraestrutura já iniciou os trabalhos no povoado. Na oportunidade Zito revelou que a presença do governo municipal será constante nos povoados e noticiou a construção de mais 60 casas em várias localidades carentes do município, como Larga, Ribeirão dos Bois e Lagoa dos Buritis.

São Desidério é o segundo maior município da Bahia em extensão territorial, com 14.876 km². Espalhados pelo vasto território estão 125 povoados. De acordo com o vice-prefeito Demir Barbosa a distância não será empecilho para as ações do poder público. “Independente da distância pretendemos agilizar os serviços básicos que são direitos das pessoas, principalmente no que diz respeito à saúde e educação, pois nosso povo é merecedor”. Demir lembrou a recuperação das estradas vicinais, construção de casas e escolas, reforma de postos de saúde. Ações que fazem parte do Programa de Execução de Obras implantado no município há seis meses.

A secretária de Assistência Social, Gabriela Nogueira, ressaltou que os trabalhos desenvolvidos visam mudar a idéia de assistencialismo. “Pensar a política de Assistência Social é pensar na transversalidade das ações, se nosso destinatário demanda o direito a habitação, concentraremos nossos esforços junto ás demais secretarias para efetivar esse direito”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)