Prefeituras estão implantando órgão municipal de cultura

Mais de 200 municípios baianos já implantaram o Sistema Estadual de Cultura, e mais 48 municípios dos territórios do Baixo Sul, Sisal e Bacia do Jacuípe estão estruturando os órgãos que podem ser Conselhos e Fundos Municipais de Cultura. Com a criação desses órgãos, os municípios podem desenvolver programas e ações em parcerias com os governos estadual e federal.

Para gerenciar atividades culturais, os gestores estão sendo orientados pela Secretaria de Cultura em convênio com a Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A criação dos Fundos Municipais facilitará a captação de recursos para desenvolver mais programas e ações culturais nas cidades. Os recursos podem ser adquiridos por empresas privadas, e por governos estadual e federal, através de programas compartilhados. Segundo o Superintendente de Promoção Cultural da Secult, Carlos Paiva, a reforma do Fundo de Cultura da Bahia vai permitir repasses fundo a fundo. Assim será possível repassar os valores para que os municípios realizem os próprios editais.