Em solenidade promovida pelo Governo do Estado, na manhã da última quarta-feira (08/07), na Secretaria Estadual de Saúde, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, e mais diversos prefeitos assinaram um convênio de iniciativa do governo federal para a construção de 45 Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
As Unidades de Pronto Atendimento possuem estruturas de complexidade intermediária, entre as unidades básicas de saúde e os hospitais de emergência com atendimento 24 horas, sete dias por semana. A escolha das cidades contempladas observa alguns critérios preferenciais, entre eles estão os seguintes: da cidade ser pólo de microrregião, a quantidade de habitantes e sua importância logística para o atendimento regional.
Segundo o presidente da UPB, a construção das UPAs é mais uma descentralização que vai ajudar a desafogar os hospitais municipais e estaduais. "Isso vai trazer um benefício muito grande para a saúde dos municípios. O que nós buscamos agora é a liberação o mais rápido possível desses recursos porque muitas vezes assinamos um termo e os recursos demoram de chegar. Então vamos estar cobrando para que chegue o mais rápido possível", enfatiza.
De acordo com o secretário de Saúde, Jorge Solla, existem três situações para as construções das UPAs. A primeira situação já efetivou a contratação de 16 UPAs pelo Ministério da Saúde, e os municípios contemplados tem até o dia 30 de julho para entregar toda documentação necessária. Na segunda situação, que prevê a construção de 14 UPAs, entram no orçamento do Ministério da Saúde este ano. Então será marcada uma reunião da secretaria de Saúde com esses municípios para começar a preparar os projetos. E o terceiro conjunto está no orçamento para 2010. A perspectiva, segundo o secretário, é que até 2010 todas as 45 unidades estejam construídas.
Na oportunidade foram entregues a 60 prefeitos novas ambulâncias que possuem todos os equipamentos necessários para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Os municípios interessados em adquirir ambulância podem procurar a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) para financiar o veículo em convênio com o governo. Sendo 90% do valor pago pelo Estado e o restante pode ser dividido em até 36 meses para ser pago pela prefeitura. As ambulâncias foram compradas graças a aprovação de emendas parlamentares.
Confira os municípios que receberam as ambulâncias:
Aramari, Barro Preto, Bom Jesus da Serra, Cachoeira, Caldeirão Grande, Camamu, Canápolis, Cansanção, Coração de Maria, Cordeiros, Crisópolis, Curaçá, Dário Meira, Encruzilhada, Feira da Mata, Gandu, Gavião, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Ibipitanga, Igrapiúna, Ipirá, Irará, Itaju do Colônia, Itanhém, Itapitanga, Jacobina, Jaguari, Jiquiriçá, Juazeiro (2), Macajuba, Malhada, Miguel Calmon, Paripiranga, Pau Brasil, Pé de Serra, Pilão Arcado, Planaltino, Pojuca, Prado, Remanso, Riachão do Jacuípe, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Ruy Barbosa, Santa Luzia, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sobradinho, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Tremedal, Ubaíra, Umburanas, Valente e Várzea da Roça.
Confira os municípios que serão contemplados com as UPAs:
Salvador (7), Feira de Santana (3), Vitória da Conquista (2), Juazeiro, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Jequié, Barreiras, Alagoinhas, Esplanada, Rio Real, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Valença, Santo Antonio de Jesus, Candeias, Guanambi, Jacobina, Capim Grosso, Morro do Chapéu, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Cruz das Almas, Poções, Santa Maria da Vitória, Seabra, Gandu, Brumado, Luis Eduardo Magalhães.