O Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, em parceria com Prefeitura Municipal, convidou a imprensa para lançamento da 5ª Festa do Café, que acontecerá entre os dias 7 a 9 de agosto em Itabela. A coletiva reuniu a primeira-dama Suely Caribé, o vice-prefeito Adilton do PT, o secretário de Agricultura Ednaldo, o presidente e o vice-presidente do sindicato, Leomi Sossai e Idalicio Viana, o vereador Lucio e a imprensa da região.
A idealização do evento partiu de um grupo de teatro da cidade. Foi realizado nos anos de 1999, 2000, 2001 e em 2007 pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela. A festa cresce a cada ano com a participação dos fazendeiros locais, patrocinadores, Prefeitura Municipal e Sindicato dos Produtores Rurais, fortalecendo elementos da cultura popular e, a maior riqueza da região, o café conillon.
O evento tem como objetivo a consolidação da Festa do Café no cenário nacional, melhorias para o cultivo do café conillon, o resgate da cultura no município e geração de emprego e renda na cidade. No período de 7 a 9 de agosto acontecerão palestra com grandes nomes como Dr. Nathan Herszhowicz, da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). e Dr. Aguinaldo José de Lima, do Ministério da Agricultura, além de exposições, apresentações culturais, dia de campo, concurso garota café e shows musicais. A festa será na av. Guaratinga, com camarote, palcos, sonorização, barracas de comida e bebidas. Em segurança, a Polícia Militar irá dispor mais de 30 homens do seu pessoal e 20 homens da segurança privada. A estimativa média de público é de 15 mil pessoas.
Serão montados 40 stands, entres eles, a Secretaria de Agricultura, que fará apresentação de slides, informações sobre o plantio, colheita e produção de café no município. O conteúdo programático do evento foi elaborado com base nas necessidades de técnicas do produtor, na intenção de apoiar o agricultor no melhoramento da tecnologia usada no plantio na região. “Itabela hoje é o maior pólo captador de tecnologia em termo de produção do café conillon”, comentou o vice-presidente do sindicato.
O município tem grande vocação econômica voltada para o cultivo de café conillon, com cerca de 300mil/sacas por ano, sendo ponto de convergência das 600 mil/sacas ano produzidas na região. “O evento adquiriu dimensão e todos os produtores estão entusiasmados com a 5ª edição da Festa do Café”, frisou Ricardo Couto, produtor há 25 anos na cidade.
Programação/Shows: 07/08: Cangaia de Jegue e Banda Local; 08/08: Banda Cheiro de Forró e JarleY e banda; 09/08: Açucena Cheirosa (Fonte: Sul Bahia News)