Atrair novas indústrias, organizar o comércio e promover o turismo de negócios são algumas das metas da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna. Observando as orientações do prefeito Capitão Azevedo, a Secretaria vem buscando parcerias que contribuam para o desenvolvimento econômico da região, aproveitando os potenciais que ela oferece.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Veloso Leahy, destaca que na área industrial o trabalho está sendo desenvolvido no sentido de atrair novas indústrias para Itabuna. “A nossa obrigação é identificar indústrias que queiram se expandir pelo Brasil e oferecer a estrutura necessária para que elas se instalem no município”, frisou. Uma iniciativa para esse setor é o cadastramento das áreas de galpões disponíveis, sejam de propriedade do município ou da iniciativa privada. “Já observamos que temos galpões que tanto servem para o setor fabril como para transportadoras”, ressalva o secretário.
A instalação da fábrica de chocolate Mata Atlântica, que produzirá desde chocolate em pó ao bombom fino (com cerca de 70% de cacau na sua composição), vai proporcionar cerca de 150 empregos diretos, além da divulgação de Itabuna nos mercados de negócios, segundo projeção da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
Pólos graniteiro e moveleiro - Aproveitando a abundância de mármore e granito no Sul e Extremo Sul da Bahia, está sendo lançado o pólo graniteiro em Itabuna, que vai explorar esse potencial da região. “A intenção é deixar de comercializar blocos para exportar o produto polido e acabado. Outra vantagem é que o pólo poderá se integrar ao sistema intermodal do Porto Sul”, disse o secretário. Ele ainda informou que outro pólo, o moveleiro, também beneficiará Itabuna. Esse pólo tem como objetivo agregar as 40 serrarias e carpintarias de Itabuna, incentivando uma nova organização dentro de sua cadeia produtiva.
Organizar o comércio é outra primazia da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna. Neste sentido, uma série de ações está sendo desenvolvida na cidade, como o cadastramento do setor informal que traz normas para os ambulantes, exigindo que sejam moradores de Itabuna para liberação de espaço. “Essa medida será adotada até construirmos ou adequarmos uma área para o comércio informal, que será denominada de shopping popular”, explica Carlos Leahy.
Centro Comercial - A intervenção no Centro Comercial, com a organização dos lojistas, cadastramento dos boxes e fortalecimento da segurança com ações para coibir o tráfico de drogas e a prostituição infantil é mais uma iniciativa de destaque da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. “A falta de estrutura e a insegurança afastam o consumidor, por isso resolvemos agir”, diz o secretário.
Carlos Leahy aponta ainda a adequação da avenida do Cinqüentenário, a parceria com a iniciativa privada para viabilizar a reforma do Calçadão da Rui Barbosa e o apoio ao projeto do Shopping a Céu Aberto, na rua Paulino Vieira, como ações relevantes na sua área. Já sobre setor turístico, Leahy mencionou que, por ser uma cidade prestadora de serviços, Itabuna está se destacando no turismo de negócios, promovido através de encontros, workshops e congressos. “Estamos provocando encontros e eventos nas diversas áreas como o esporte, por exemplo, para atrair consumidores e movimentar a economia da cidade”, salientou.
Entre os projetos da Secretaria também desponta o resgate do Carnaval, que de acordo com o secretário, movimentou o comércio informal e o de serviços. “Nosso objetivo é continuar criando eventos que atraiam pessoas”, explica, dizendo ainda que, com esse mesmo objetivo a Secretaria promove o projeto Artes na Praça que oferece uma opção de lazer a família itabunenses e de toda região, com exposição de artesanato, alimentação e apresentações culturais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)