A rede de atenção às urgências em Camaçari vai ganhar um novo equipamento, com a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O Município foi contemplado pelo Ministério da Saúde em função da oferta de serviços e por ser sede de microrregião administrativa de outras seis cidades. As obras começam no próximo ano. Para a construção da UPA, o governo federal vai disponibilizar R$ 2 milhões. A primeira parcela da verba, equivalente a 10%, estará disponível no início de 2010.
A segunda e terceira parcelas, de 65% e 25%, respectivamente, chegam ao Município após a apresentação do projeto de construção, que está em fase de ajustes, e conclusão da edificação. Os outros R$ 175 mil serão destinados mensalmente para custeio das despesas. “Com a Unidade de Pronto Atendimento, Camaçari contará com um equipamento eficiente no serviço de urgência em saúde”, diz a secretária Efigênia Cardoso, que ainda ressalta a capacitação da equipe local por técnicos do Estado e Governo Federal.
A capacidade diária de atendimento é de 300 pacientes, que contarão com o serviço de médicos, sendo no mínimo, quatro emergenciais, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, técnico de laboratório e de radiologia, bioquímico, auxiliar de enfermagem, técnico de informática e apoio administrativo. A UPA funcionará 24 horas, de domingo a domingo. O local para construção ainda está sendo definido.
UPA - A Unidade de Pronto Atendimento é uma estrutura intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e os hospitais. A instalação obedece a portaria 1020, de 13 de maio de 2009, que estabelece as diretrizes para implantação de unidade pré-hospitalar fixa das Redes de Atenção às Urgências.
Em uma área de mil metros quadrados, funcionam uma sala de radiologia, com setor para eletrocardiograma, câmera escura e laboratório (que possui uma sala de coleta), dois leitos para emergências psiquiátricas, salas de sutura, curativo, gesso, inalação coletiva, aplicação de medicação e reidratação e esterilização, consultório odontológico, farmácia, mais área de recepção e espera para o público.
Também fazem parte da infra-estrutura uma sala de atendimento social e de classificação de risco (onde é avaliado o nível de gravidade do estado do paciente), três salas de urgência, um posto policial, uma sala de observação, que possui espaços diferenciados para atendimento pediátrico, masculino e feminino, sendo que cada um tem seis berços, seis leitos e seis cadeiras estofadas, sala de reunião e de informática. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)