Mobilização: CNM convoca gestores para discutir a crise econômica

Os Municípios e a Crise Econômica. Este é o nome da Mobilização Municipalista marcada para o dia 7 de abril, a partir das 9 horas, no auditório Pretônio Portela, no Senado Federal em Brasília. Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro terá como porta-voz o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, que ressalta a importância da participação de todos os gestores da administração pública municipal. O objetivo é expor o impacto das decisões do governo nos municípios do País.

As dívidas com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e a crise econômica que levou a cortes no orçamento das prefeituras, paralisação de obras e até demissões serão alguns dos temas abordados na Mobilização. A discussão terá como base os dados da CNM que apontam quedas alarmantes em um dos principais recursos dos municípios, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


A decisão de unir-se e mais uma vez reivindicar ações que tirem do sufoco algumas prefeituras foi tomada pela CNM e pelos prefeitos, secretários e vereadores, que no dia 11 de março participaram da Mobilização Municipalista sobre Previdência. Neste dia, Ziulkoski e os gestores presentes entregaram aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, José Sarney e Michel Temer, e ao ministro de Relações Institucionais Jose Múcio Monteiro Filho – para ser encaminhado ao presidente Lula - o Manifesto sobre o Impacto da Previdência nos Municípios Brasileiros.

Além dos debates, o presidente Paulo Ziulkoski pretende analisar as medidas adotadas pelo Governo Federal a respeito das reivindicações municipais apresentadas. “A construção de uma nova realidade, com menos desigualdade nas relações federativas, depende da participação dos gestores municipais. Nesta luta, somos incansáveis”, declara Ziulkoski. (Fonte: CNM)