Ilhéus terá carnaval em sua data oficial, de 21 a 24 deste mês. A decisão foi adotada ontem (5) pelo prefeito Newton Lima ao final de uma reunião em seu gabinete, contando com a participação dos secretários Hermano Fahning (Turismo), José Nazal Pacheco Soub (Governo), Gilvan Tavares (Finanças), João Fraga (Administração), o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, e o Chefe de Gabinete, Jorge Bahia. Na oportunidade, o prefeito fez um relato das dificuldades econômicas que o município atravessa neste momento, com uma queda de 10% em suas receitas, prevendo-se ainda para este semestre o agravamento da situação diante da crise econômica mundial que já se reflete em Ilhéus, principalmente no Pólo de Informática, onde empresas já fecharam suas portas e outras estão promovendo enxugamento no seu quadro funcional.
Por isso, continuou Newton Lima, “temos que fazer um carnaval pés no chão, valorizando a nossa cultura popular, com a participação efetiva das bandas e cantores locais, blocos de sujo e arrasto, blocos afro e escola de samba”. Salientou que, após longa negociação com a Secretaria de Turismo do Estado, conseguiu viabilizar com o secretário Domingos Leonelli o patrocínio de dois trios elétricos de maior porte e uma atração de nível estadual, o que terminou pesando na sua decisão de confirmar o carnaval ilheense em sua data oficial.
Ponderou o prefeito a necessidade do município manter suas tradições carnavalescas, “isso, evidentemente, sem sermos irresponsáveis em querer promover uma festa acima da nossa capacidade financeira, comprometendo, dessa forma, a folha salarial, o pagamento de nossos credores e a viabilização dos serviços básicos”. Desta forma, a única saída encontrada, disse, é o de realizar o carnaval dentro de um padrão realístico, que não onere em demasia os cofres públicos, mas que leve ao povo em geral a alegria e a descontração nos quatro dias de evento.
Tulha - Na mesma reunião, o prefeito Newton Lima também anunciou a disposição do governo municipal em não colaborar para a promoção do carnaval em Ponta da Tulha, atendendo a solicitação de dezenas de moradores, que, num abaixo-assinado, relataram a discordância com a realização do evento, uma vez que, em anos anteriores constou-se um excesso de violência e vandalismo, prejudicando toda aquela comunidade.
Finalizando, Newton Lima solicitou de todos secretários afins muito empenho e dedicação para que o carnaval 2009 de Ilhéus seja realizado dentro de um clima de paz e tranqüilidade, “pois temos certeza que os ilheenses querem brincar e entendem, por outro lado, a nossa posição, de que não podemos gastar o que não temos e, assim, comprometer a nossa capacidade de investimentos e a nossa obrigação de honrar com os compromissos assumidos”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)