O primeiro trecho que deverá estar concluído e inaugurado em julho de 2012, compreende a ligação entre Ilhéus e Caetité – 536 Km, ficando a segunda etapa, até a cidade de São Desidério, também município baiano, para ser entregue no ano seguinte. Já os 524 Km, sendo 410 Km em território de Tocantins, que se cruza com a ferrovia Norte/Sul, não têm previsão nem de início e nem de término. “Este é, sem dúvida, o projeto âncora do Complexo Intermodal Porto Sul, previsto para acontecer em Ilhéus e mudar a realidade econômica da cidade e de toda a região”, assegura o prefeito do município, Newton Lima.
Na opinião do prefeito de Ilhéus, ao garantir no município a realização do projeto, o presidente Lula e o governador da Bahia, Jaques Wagner, dão a verdadeira dimensão do compromisso que têm com o povo sulbaiano, “permitindo que, aqui, se realize a maior intervenção de infra-estrutura ocorrida nas últimas décadas em toda a Bahia”.
O Governo Federal considera a Ferrovia da Integração como primordial para o fortalecimento e crescimento da mineração, e, foi por isso que terminou se decidindo por iniciar a obra entre Ilhéus e a cidade de Caetité, onde se encontra instalado o projeto da Bahia Mineração (Bamin), que pretende escoar uma produção de cerca de 18 milhões de toneladas.
Mas a projeção da Valec, estatal para projetos ferroviários do Governo Federal, é que até 2018 a ferrovia faça o escoamento de 52 milhões de toneladas de carga transportada, sendo 45 milhões em minério de ferro, e ainda 5,2 milhões de toneladas distribuídos entre soja, açúcar e álcool.
A Ferrovia da Integração faz parte do Projeto Intermodal, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui também a construção de um porto offshore (que se encarregará da exportação final do minério e outros produtos) e de um aeroporto internacional, tudo localizado em áreas de Ponta da Tulha, na zona norte de Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)