Mais de três mil estudantes do “ProJovem Urbano” vão ter uma semana de aulas diferenciadas. Este ano o programa, em parceria com o Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência (MovPaz), vai proporcionar seis dias de atividades voltadas para o desenvolvimento da "cultura de paz" em sala de aula. A chamada “Semana da Cultura de Paz na Escolas”, idealização do MovPaz, vai acontecer entre segunda-feira (22) a sábado (27), período que antecede a Caminhada Pela Paz, realizada a cada último domingo de março, em Feira de Santana.
Segundo Jonson Ney Dias, coordenador do Projovem, a parceria surgiu após o coordenador do MovPaz, Clóvis Nunes, apresentar o projeto ao secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, que é também presidente do comitê gestor do ProJovem. “A proposta é muito boa, em especial para ser aplicada no Projovem, já que muitos alunos estão inseridos em áreas de risco, em bairros com alto índice de violência”, destacou.
Para ele, tudo o que esses estudantes aprenderem durante a semana servirá para reflexão e prática. “O que for ensinado eles passam a um pai, um tio, um amigo e isso já é algo bom”, acrescentou. A Semana da Cultura de Paz consiste no atividades pedagógicas com a temática voltadas para a paz social, ambiental e interior e para que aconteça, os professores passam antes por capacitação. Neste momento, o coordenador do MovPaz apresenta o “Kit Paz”, com 34 peças pedagógicas e as diversas maneiras como esse material pode ser usado nas escolas de modo interessante e interativo.
Os professores do ProJovem participaram da capacitação na tarde de quarta-feira (17), no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, e acreditam no bom resultado da semana. “Os alunos estão em um meio muito violento e a Semana será um chamado para que eles tentem uma vida mais segura”, acredita a professora do Centro Social Urbano, Cidade Nova, Renata Godinho. Para Clóvis Nunes, “o desenvolvimento da cultura de paz é uma revolução silenciosa”. Os estudantes do ProJevem vão participar também da Caminhada pela Paz. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)