O prefeito de Itanhém, Milton Ferreira Guimarães disse que nesse ano será investido no município, entre verbas estaduais e federais, mais de R$ 12 milhões.
O município firmou com o governo Federal, através da Caixa Econômica, uma série de contratos que garantirão investimentos que atenderão às áreas de pavimentação e drenagem, além de aquisição de trator agrícola, implantação de Abatedouro Municipal, fortalecimento da organização produtiva de mulheres rurais e reforma e ampliação de uma unidade de coleta, envelhecimento e embalagem de aguardente de cana-de-açúcar. Entre os contratos está a pavimentação e drenagem do bairro Grinaldo Medeiros, na sede do município.
Na área de infra-estrutura, a prefeitura formalizou contrato para construção de escadarias, recuperação de pavimentação, rampas e iluminação do bairro Monte Santo.
Os moradores do município de Itanhém receberão também uma agência do INSS, que atenderá toda a região, que já iniciou sua construção no mês passado, com término previsto para mês de julho. A agência será construída onde funcionava o Centro Comunitário.
De acordo com o prefeito, junto ao governo do estado da Bahia, estão assegurados as iluminações do trevo da cidade até o bairro Grinaldo Medeiros, Parque de Exposições, PSF Santa Rita do Planalto, revestimento primário e encascalhamento da estrada Itanhém/Batinga, recapeamento da rodovia BA-290, que liga Itanhém a Medeiros Neto, contratação de empresa para elaboração de projeto para pavimentação da estrada que liga Itanhém a cidade mineira Bertópolis e autorização da licitação para a elaboração de projeto do sistema de esgotamento sanitário de Itanhém.
Além disse, segundo o prefeito, encontra-se em tramitação nos governos federal e estadual, projetos de calçamentos e construção de praças nas vilas e distritos do município, com sinalização de liberação ainda este ano.
“A assinatura desses contratos comprova a importância da busca incessante, durante o ano de 2009, de recursos nas esferas federal e estadual”, explicou o prefeito Bentivi, demonstrando que estava certa a decisão de regularização das pendências existentes, que impediam o município de assinar convênios, para proporcionar a realização das obras tão almejadas pela população. (Prefeitura de Itanhém)