Nesta segunda-feira (15), os vacinadores da rede municipal de saúde de Ilhéus passarão por mais um treinamento, após novas recomendações feitas pelo Ministério da Saúde. A atualização será realizada no auditório do DST/AIDS, na antiga Fundação Sespi e será dividida em dois turnos, matutino e vespertino. O objetivo da capacitação, que será ministrada pela equipe da Coordenação de Imunização do município é garantir que os profissionais possam ministrar com total segurança os três tipos de doses de vacinação que serão disponibilizados para a população para o controle da gripe A, também conhecida como gripe suína.
No último dia 08, a Prefeitura de Ilhéus deu início à campanha de imunização contra a gripe A, iniciando a vacinação entre os próprios profissionais da Secretaria de Saúde de Ilhéus que atuam na Atenção Básica e outros envolvidos diretamente no controle da gripe A. Paralelamente, o trabalho de vacinação da população indígena foi iniciado. Para os profissionais da saúde foram disponibilizados dois de vacinação no Hospital Geral Luís Viana Filho, que das 7h às 19, ininterruptamente e no antigo Sesp, que funciona das 8h às 17h. Equipes volantes também estão cumprindo cronograma de visitação dos postos e unidades básicas de saúde tanto na zona urbana como na rural. Já a vacinação dos povos indígenas vem sendo realizada através de visitas da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) indígena. Esta primeira etapa segue até o próximo dia 19.
Outros grupos, apontados pelo MS como sendo de maior risco, também já fazem parte da estratégia de enfrentamento desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio de um cronograma de vacinação. Do dia 22 deste mês ao dia 7 de abril a vacinação será disponibilizada para pessoas portadoras de doenças crônicas. Já em crianças de 6 meses a menores de 2 anos receberão duas doses da vacina. A primeira será aplicada de 22 de março a 2 de abril, enquanto que a segunda será aplicada de 24 de abril a 7 de maio, período em que acontece a campanha nacional de imunização do idoso contra a gripe comum. Já a população com idade entre 20 a 29 anos será imunizada entre os dias de 5 de abril a 23 de maio.
Pessoas com idade entre 30 e 39, também compõem o grupo de risco e devem ser imunizadas entre os dias 10 e 25 de maio. O enfrentamento à doença, por meio da vacinação, será feito com o apoio das equipes que atuarão em postos fixos que serão instalados pelo centro, zona sul (Unidade de Saúde do Hernani Sá), zona norte (Unidade de Saúde do Teotônio Vilela e do Parque Infantil, no Iguape), um posto volante entre os bairros banco da Vitória e Salobrinho, além de um posto fixo que será montado na Central de Abastecimento do Malhado.
Sobre a vacina - De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e já está em uso em outros países. Além disso, a vacina registra uma efetividade média maior que 95%. A resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. Sobre os efeitos colaterais, a coordenadora do Departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, Cássia Virgínia explica que a população pode ficar despreocupada enquanto aos possíveis efeitos colaterais, “já que as reações esperadas, como dores no corpo ou no local da aplicação, ou ainda sintomas que lembram o do início da gripe comum, tendem a evoluir de maneira positiva”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)