O dispositivo determina que a espera pelo atendimento não pode ultrapassar 20 minutos nos dias normais e 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados. As agências que não obedecerem às regras receberão sanção, que vão de advertência até multa e cassação de alvarás de funcionamento. “O abuso no tempo de espera nas filas em bancos é um desrespeito ao cliente e se configura como ofensa à lei, por isso vamos inicialmente conversar com os representantes e adverti-los a respeito das penalidades previstas”, frisa Sidenilton. Ele explica que a multa vai até o valor de 400 Unidades Fiscais do Município (UFM).
Após a reunião na sexta-feira, o Procon vai intensificar a fiscalização nos bancos. As agências que forem flagradas desrespeitando a legislação serão notificadas. “Já realizamos uma reunião com os representantes de supermercados também visando cobrar obediência ao tempo de espera nas filas”, salienta Sidenilton. O Procon disponibiliza para as os consumidores o telefone: 3613-5210, para consultas e denúncia de abusos. O atendimento é das 13 às 18 horas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)