Com obras mais adiantadas que o tempo previsto, as primeiras casas do Programa Vida Nova Zona Rural, estão sendo entregues à população nos distritos de Boa União e Riacho da Guia. Liderado pela Secretaria de Assistência Social – SEMAS em parceria com a Secretaria de Infraestrutura – SECIN, o Programa tem previsão de entrega total da obra para o início de 2011, beneficiando as famílias destas localidades ao final, com 70 novas casas.
Com recursos de R$ 1,86 milhão, a construção das casas faz parte do Programa de Habitação de Interesse Social do Ministério das Cidades. Os contemplados são moradores da região, trabalhadores rurais, que não possuem residência ou que deixarão suas frágeis casas de taipa para habitar em casas de padrão popular, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As habitações estão sendo construídas em uma área de 30,9 metros quadrados.
As 70 famílias beneficiadas no Programa foram selecionadas por profissionais da SEMAS através de critérios como vulnerabilidade social e posse do terreno. “Fizemos um estudo para que a distribuição fosse realmente justa. Foi feita uma visita nas localidades e identificamos as famílias com baixa renda e que se encontram em situação de risco”, ressalta a Secretária Tatiana Andrade. Vida nova para as famílias da Zona Rural
Com obras iniciadas no dia 11 de janeiro, o Programa já dá os primeiros sinais de sucesso: “Eu estou surpresa e encantada com o andamento e a qualidade da obra. Eu fico aqui acompanhando a construção. É um sonho que vou realizar, ter a minha casinha”, diz Rosivânia Lima dos Santos, 23 anos, uma das beneficiadas com o Programa. Ela e seu filho moram atualmente na casa da mãe, localizada em frente à casa que está sendo construída pela Prefeitura, no povoado do Quizambú.
As novas casas da Zona Rural são um grande exemplo da política do governo Um Novo Tempo, que em seu primeiro ano de gestão conseguiu driblar a crise com criatividade e competência, iniciando e dando continuidade a grandes projetos para Alagoinhas. (Prefeitura de Alagoinhas)