Levar assistência médica e odontológica para a população carente que tem dificuldade de acesso a profissionais de saúde, este é o objetivo do Programa Unidade Móvel de Saúde, promovido pela Prefeitura Municipal de Casa Nova-BA. Esta semana a Unidade foi instalada em Serra da Pimenta. A novidade do programa é que nessa nova etapa, a unidade ficará por um período de três dias em cada comunidade.
De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município, Rita de Cássia Duarte, a distância de algumas localidades até a sede da cidade e as despesas com transportes, impedem que muitos moradores do interior procurem especialistas para tratar suas enfermidades.
“Se o paciente não pode chegar até o médico, o médico, o dentista e o enfermeiro vão até o paciente, essa é política do programa, dessa forma tratamos todos os pacientes”, explica o médico da equipe, Remy Lara Ardaya.
“Nosso trabalho é a atenção primária, ela é a porta de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), para esse atendimento não necessitamos de uma grande infraestrutura, pois o nosso objetivo é identificar problemas, diagnosticar enfermidades e encaminhar os pacientes para especialistas ou para o mesmo clínico para ser avaliado em um centro de saúde ou em uma unidade básica de saúde”, esclarece o médico, dizendo que todos os pacientes serão atendidos, “ninguém vai voltar para casa sem ter seu problema identificado”. (Prefeitura de Casa Nova)