Um dos pontos turísticos mais visitados na cidade de Ilhéus é o Museu da Piedade. Situado na Rua Madre Thais, 197 - Alto da Piedade, faz parte do Conjunto Arquitetônico do Instituto Nossa Senhora da Piedade, uma tradicional instituição educacional dirigida pelas Irmãs Ursulinas, radicadas em Ilhéus desde 1916.
O Museu da Piedade tem a missão de revelar a história regional, ao reunir tesouros que guardados na memória, representações dos séculos XIX e XX na Região Sul da Bahia, tornou-se um pólo de visitação turística pela sua arquitetura neo-gótica, única na região. Dentre os objetos e bens móveis que podem ser vistos e visitados destacam-se esculturas, trabalhos em cerâmica e em óleo sobre tela com temáticas diversas, roupas eclesiásticas utilizadas por cada Capelão durante as celebrações, deixando a sua marca, seu ícone mais sagrado, sua indumentária, a Capela Nossa Senhora da Piedade, uma das belas da Bahia, no seu estilo.
De acordo com a professora Anarleide Cruz Menezes, coordenadora do Museu, o objetivo é comunicar aos ilheenses e visitantes, códigos de comportamento e padrões de civilização do século XIX e XX no Sul da Bahia, daquilo que é digno de ser preservado e guardado na memória. “Queremos potencializar a Educação Patrimonial em nosso município, transformando-nos em referencial da preservação dos valores culturais e do registro dos processos de mudança da realidade cotidiana, auxiliando, assim, na construção contínua e dinâmica da identidade regional”. Afirma a professora. (Fonte: Ascom da instituição)