A comissão técnica responsável pela elaboração do Projeto Preliminar para recuperação de Patrimônios de Alagoinhas se reuniu na Gerência de Projetos –GEPRO, para dar continuidade ao Plano de Ação do Município. A partir da elaboração do Plano de Ação, Alagoinhas pode vir a fazer parte da lista de Sítios Históricos do Estado.
A comissão deu continuidade à avaliação e elaboração do Plano, que prioriza dois elementos nucleares, a Igreja Inacabada de Alagoinhas Velha e a Estação Férrea São Francisco. O projeto que está sendo elaborado sob a coordenação da Secretária de Projetos, Sônia Fontes, prevê a criação de dois centros de cultura, tendo esses dois elementos como pontos de partida para o estudo do entorno.
O órgão responsável pela Lista de Sítios Históricos é Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que receberá o Plano de Ação entregue pela comissão em um próximo encontro ainda sem data definida, na primeira semana de fevereiro. Para que a cidade de Alagoinhas passe a fazer parte da lista de Sítios Históricos do Estado, é imprescindível a definição deste Plano de Ação, elaborado em conjunto com membros da sociedade civil, instituições públicas e também privadas. (Prefeitura de Alagoinhas)