Apesar do tempo determinado para a apresentação, a CNM pôde aprofundar mais o assunto em relação às outras instituições, pois o interesse pelo controle das finanças brasileiras é maior, e despertou questionamentos dos participantes. O Brasil tem aspectos diferentes de outros países da América Latina, principalmente sobre economia, e isso foi ressaltado nas discussões.
Informativo - Os representantes municipalistas também avaliaram o esboço do texto do informativo, apresentado pelo responsável pelo Gold II, Jorge Martinez Velásquez. O texto dava relevância aos Municípios latino-americanos. O informe será entregue em novembro deste ano, no Congresso Mundial de Municípios que ocorrerá na Cidade do México.
Para a credibilidade do Gold II, as entidades municipalistas ficaram encarregadas de confirmarem, atualizarem ou corrigirem as informações das finanças de cada país. Os participantes do encontro devem também compor um grupo de trabalhos especializados em finanças locais.
A reunião foi promovida pela Corporación de Municipalidades de La Republica de El Salvador (Comures), Federación Latinoamericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones de Gobiernos Locales (Flacma) e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).(Fonte: CNM)