Saúde de Juazeiro é construída com participação social

A Secretaria de Saúde de Juazeiro retomou as discussões para o planejamento das ações que construirão uma nova Saúde no município e região neste ano de 2010 e nos próximos três anos, realizando a segunda etapa do debate entre equipe da Saúde e órgãos representantes da comunidade. O encontro é continuação da Oficina de Gestão Participativa para a elaboração do Plano Plurianual Municipal de Saúde (2010-2013). O evento aconteceu no auditório da UNEB, durante a manhã.

Para o consultor de gestão da Sote, José Cláudio Carneiro, a oficina viabilizará uma cobertura mais completa na Saúde, aumentando a abrangência dos atendimentos. “O encontro integra comunidade e poder público, agregando informações com diagnóstico mais preciso da situação da saúde em Juazeiro. O planejamento abre as portas para a disseminação de novas ideias e surgimento de boas ferramentas de gestão com políticas públicas eficientes”, detalhou.

No primeiro momento, realizado ano passado, da Oficina de Gestão Participativa, foram listados 31 problemas da Saúde em Juazeiro, como: baixa qualidade no planejamento familiar, falta de hospitais para crianças, carência de atendimentos humanizados, dentre outros. Neste segundo encontro, os participantes definiram as prioridades urgentes, de médio e longo prazo a serem cumpridas pela gestão municipal. A próxima reunião dará prosseguimento ao debate, compatibilizando as informações com a capacidade orçamentária que o Sistema da Saúde possui e com a aprovação do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, a oficina com participação social foi idealizada devido às necessidades de organização dos serviços no município. “O SUS é um sistema que garante assistência a mais de 80% da população e merece uma atenção especial. É preciso criar consciência nas pessoas com relação a esta mobilização para evolução do sistema. As discussões são instrumentos de avaliação e controle social das atividades. Mais de 100 organizações foram convidadas para fazer parte deste momento importante para a Saúde do município. Poderia estar sendo feito entre quatro paredes, mas preferimos planejar de forma pública e em conjunto com a sociedade”, finalizou. (Prefeitura de Juazeiro)