Prefeitura de Vitória da Conquista investe na construção e melhoria de aguadas na zona rural

Sr. Manoel Almeida Silva, morador de Lagoa Comprida, no distrito de José Gonçalves, guarda apenas na lembrança a rotina diária de andar 5 km para dar água ao gado. A ampliação de uma aguada em sua propriedade, obra realizada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista com recursos próprios, permite o armazenamento de 10 milhões de litros de água da chuva. Além de seu Manoel, outras 15 famílias da região também estão sendo beneficiadas com a ampliação.

A resposta veio logo no início do mês de dezembro: um engenheiro da Secretaria Municipal de Agricultura fez análise do terreno, as máquinas começaram a trabalhar logo em seguida e o serviço foi concluído em apenas cinco dias.

O prefeito Guilherme Menezes lembra que a abertura de barragens e aguadas sempre foi uma prioridade para a Administração Municipal desde 1997. “Quem tem água na torneira não imagina o que a construção de uma barragem ou de um tanque representa para centenas de famílias. É algo que dá mais autonomia para as famílias, permite o cuidado com a pequena lavoura e a pequena criação. Em um município que praticamente não tem água no subsolo, esses reservatórios, espalhados por toda a zona rural, garantem o abastecimento de água e, por conseqüência, mais dignidade”, afirmou.

Na Fazenda Alto Bonito, também na região de Lagoa Comprida, uma aguada está sendo construída. O agricultor José Cursino Dias acompanha de perto a obra, realizada com recursos municipais, e já projeta os benefícios.

Além das duas localidades, somente nos meses de novembro e dezembro do ano passado, 65 famílias das Comunidade de Amargoso e Lagoinha e da Fazenda Olho d’água foram beneficiadas com a construção de três barragens.

Com o objetivo de melhorar a drenagem em um trecho da estrada que liga a Sede do Distrito de José Gonçalves e a Comunidade de Roseira foram construídos dois tanques que vão amenizar os problemas de alagamentos no período de chuvas intensas e armazenar água para a população. Um outro tanque, com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros, foi construído na região de Lagoa Comprida beneficiando 15 famílias.

Com a mesma capacidade de aramazenamento, a ampliação de um tanque na Fazenda Lagoa da Marreca, região de Lagoa das Pedras atendeu cerca de 35 famílias. (Prefeitura de Vitória da Conquista)