Prefeitura de Itacaré distribui 250 mil alevinos para piscicultores

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou a distribuição de 250 mil alevinos para piscicultores cadastrados. Os primeiros beneficiados foram os moradores das localidades de Machadinho, Vila Marambaia, Tesouras e Água Fria. “Nosso objetivo é contemplar criadores de peixes de todas as comunidades rurais do município. Nos próximos dias, iniciaremos a segunda etapa da entrega”, disse o secretário Ricardo Brazão.

Os alevinos distribuídos em Itacaré foram adquiridos através de parceria com a Ceplac. Os filhotes de peixes são dos tipos carpa capim, carpa cabeçuda, pacu, dourado e matrinxã. As espécies apresentam bom índice de crescimento em cativeiro, fácil manejo e alto valor no mercado. De acordo com o diretor de Aquicultura e Pesca, Carlos Odilon Mendes, apenas produtores que tiveram suas propriedades avaliadas após visitas técnicas puderam receber os alevinos. “Avaliamos os principais itens que viabilizam a criação de peixes, como a quantidade de água disponível e estrutura das instalações”, informou o técnico.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera o incentivo à piscicultura uma das principais alternativas de renda para os pequenos e médios produtores do município. Para ele, os homens e mulheres do campo devem aproveitar melhor o potencial de suas propriedades. “Os nossos técnicos estão sempre disponíveis para dar as orientações necessárias”, afirmou o chefe do executivo municipal.


Investimentos no setor pesqueiro - Além da distribuição de alevinos, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré está buscando outros investimentos a fim de incrementar o setor pesqueiro no município. Através de parceria entre Prefeitura, Banco do Brasil, Governo da Bahia e Ministério da Pesca, foi implantado o Plano de Desenvolvimento regional Sustentável (PDRS). O convênio assinado pelo governador Jaques Wagner facilita a abertura de linhas de crédito a juros zero.

Outra conquista para pescadores e marisqueiras de Itacaré foi o início do projeto piloto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Pesca. A partir deste mês, 46 famílias terão o excedente de suas produções comprado a preço justo através de convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, quando assumiram a administração em janeiro de 2009, o setor pesqueiro estava desacreditado. “Em um ano, conseguimos diversos avanços, como a entrega de 36 carteiras de pescador profissional para marisqueiras, além de incluir três propostas de Itacaré na Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca. As sugestões dos delegados itacareenses foram: moradia para pescadores e marisqueiras perto dos seus locais de trabalho, criação da diretoria de marisqueiras e pescadores no Ministério da Pesca e aposentadoria para marisqueiras aos 50 anos, e pescadores aos 55 anos”, declarou Ricardo Brazão. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)