Terminado 2009, o prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares faz um balanço completo do primeiro ano da administração "Nova Redenção Terra Querida de Todos Nós", do segundo mandato como gestor do município.
Para começar, na área de educação foi realizada a Semana de Capacitação para Professores, na Jornada Pedagógica, com destaque para a presença do professor e apresentador de programa de televisão, Jorge Portugal. Também houve a conclusão dos cursos de graduação, com licenciatura em letras, biologia, matemática e pedagogia, implantados através do convênio da Prefeitura com a Faculdade de Tecnologia e Ensino à Distância (ETC/EAD), totalizando 33 bolsistas que foram capacitados para atuarem no próprio município.
Foi inaugurado o Centro Digital de Cidadania (CDC), espaço dotado de infraestrutura com sala climatizada contendo 11 computadores com acesso gratuito à internet, onde são realizados cursos básicos de informática.
Saúde - As ações na área de saúde visam melhorar o atendimento e ofertar novos serviços, minimizando a busca de atendimento em outros centros avançados. Em 2009 foram entregues a população dois Postos de Saúde da Família (PSF), ambos com consultórios odontológicos e completamente equipados. Segundo o prefeito é preciso trabalhar com a humanização da saúde. "É nisso que estamos investindo: na melhoria do atendimento, oferecendo mais qualidade de vida para a comunidade. Esta sim, é a nossa grande prioridade", afirmou. Ainda destacou a aquisição de uma ambulância.
Cultura - "Nova Redenção reúne em seu contexto cultural escritores, compositores, cantores, poetas e pintores e outros segmentos ligados à arte e cultura. Sabendo disso, procuramos em nossa administração dar visibilidade a estas pessoas tanto aqui como fora da nossa região", disse o gestor. As ações destacadas pelo prefeito foram: 1° Festival Regional de Música, com brincadeiras e premiações; o Projeto Cinema na Cidade; a 32ª Festa dos Vaqueiros de Nova Redenção.
Agricultura - No ano de 2009, para combater a seca, foram construídas seis aguadas na zona rural do município. O objetivo desta ação é aproveitar as águas das chuvas, fortalecendo as reservas hídricas do município, inclusive para o consumo animal. Foi feito também a terraplanagem e o encascalhamento da estrada vicinal que liga o município ao distrito de Peruca, oferecendo melhores condições de acesso para a população e para os turistas que visitam o Poço Azul. (Jornal da Chapada - janeiro/fevereiro de 2010)