Camaçari vai ganhar uma importante ferramenta de monitoramento e combate a violência. Na manhã de terça (26/01), foi apresentado ao prefeito Luiz Caetano, o programa para instalação do Observatório de Controle da Violência e Migração do Município. A explanação foi feita pelo especialista em planejamento estratégico e prevenção da violência, Antônio Melhado, e contou com as presenças dos secretários da Saúde, Camilo Pinto, e de Desenvolvimento Social, Jailce Andrade. Na ocasião, o prefeito destacou a importância da ação para estabelecer políticas públicas com eficácia. “O projeto é muito bom. Poderemos traçar um diagnóstico exato da violência e, sobretudo, da efetividade das ações. Uma forma eficiente de criar iniciativas de prevenção e combate a violência”.
O projeto foi pleiteado pela Prefeitura, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), e encontra-se em análise no Ministério da Justiça. O sistema ajudará a destacar todas as áreas problemáticas, com análise estatística detalhada de crimes e violência no Município, adotando programas e critérios territoriais para identificar o perfil dos indivíduos e sazonalidade das ocorrências. A proposta é avaliar os fatores que contribuem para o aumento da violência, possibilitando a ação efetiva e permanente do poder público, através de projetos específicos para diagnosticar as causas e incidência da violência.
Após a aprovação do Ministério da Justiça, a fase de implantação se dará com a visita de profissionais de todo o país de diversas áreas, como saúde, segurança e tecnologia da informação. Eles irão implantar e capacitar os profissionais, que ficarão responsáveis pelo monitoramento diário, através da internet. O sistema irá padronizar os dados de maneira que possam ser analisados, catalogados e interpretados para ajudar a estabelecer as políticas públicas de combate à violência e diagnóstico.
O projeto contará também com o suporte de um módulo específico para realizar o acompanhamento de migração no Município. Todas as ações estarão atreladas ao sistema de geoprocessamento, que mapeará toda a cidade, facilitando a identificação da ocorrência em tempo real. Segundo Antônio Melhado, os municípios podem prevenir a violência, pois podem criar políticas específicas para diminuir a evasão de crianças em idade escolar e programas de combate às drogas entre jovens. Para Jailce Andrade, os vetores preponderantes da violência são a evasão escolar e as drogas. Segundo ela, esses fatores serão monitorados primeiro para identificar o perfil da violência entre os jovens de Camaçari.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)