Governador Mangabeira ganha usina de leite

Embora o município de Governador Mangabeira não tenha como base econômica a produção de leite e a pecuária leiteira seja de pequeno porte, os pequenos produtores do Recôncavo contam com uma nova fonte de escoamento do leite e seus derivados. A microusina de laticínios localizada em Encruzo, povoado do município, vai processar aproximadamente mil litros de leite por dia. O produto será destinado, principalmente, à merenda escolar da cidade. Além de leite pasteurizado, haverá ainda produção de iogurtes. A usina vai beneficiar 80 produtores da região.

A nova fábrica irá processar aproximadamente mil litros de leite por dia. O projeto visa atender prioritariamente cinco mil alunos da rede municipal de ensino, que consomem mensalmente leite em pó, além da comunidade local e de municípios circunvizinhos que se interessem na aquisição dos produtos. A microusina ainda não tem data para começar a funcionar. Existe um novo projeto chamado Vaquinha de Leite, para incentivar os pequenos produtores do município a criarem gado.

Projeto
A microusina estava desativada e nunca funcionou devido a diversas falhas na execução da obra. Segundo a prefeitura, foram realizadas modificações no projeto da usina exigidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), como o piso revestido com cerâmica, que, por exigência da Vigilância Sanitária, precisou ser trocado por piso de alta resistência. Em parceria da prefeitura com o governo do Estado, a microusina possui maquinário completo de processamento e vai gerar emprego e renda no município. (Jornal A Tarde 12/01/2010)