CAM realiza 5 mil atendimentos por mês

Uma moderna estrutura garante ao contribuinte de Camaçari atendimento ágil e desburocratizado. Tudo oferecido com total conforto e comodidade pela Central de Atendimento Municipal (CAM), que atualmente realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês nos seus três postos. Na CAM o contribuinte pode emitir dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do imposto de transmissão para registro de escritura, solicitar alvará de funcionamento da empresa, autorização e autenticação de talão de nota fiscal e certidão negativa de débitos.
A Central ainda realiza emissão de guias de pagamento e 2ª vias, alvará de construção, alvará de habitice e emissão de nota fiscal avulsa (NFA). Camaçari possui três centrais, localizadas no Centro Administrativo, sede do Município, na Prefeitura Avançada da orla, em Vila de Abrantes, e no Shopping Capemi, em Salvador. Todo serviço é oferecido por 40 funcionários. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Na capital baiana, o expediente segue até às 17h30.
Romildo Santos da Silva, 53 anos, que utiliza com freqüência os serviços da Central de Atendimento da sede, aponta as mudanças. “De uns anos pra cá, tudo ficou mais rápido, humanizado e menos burocrático. Antes, cansava de ficar aqui a tarde toda, em um ambiente abafado e pequeno”, diz o técnico em instrumentação.
A comerciante Maria Cleide Carvalho, fala satisfeita do curto prazo utilizado para solicitação de uma nota fiscal avulsa. “Não passei nem 20 minutos aqui. Além disso, os funcionários são atenciosos”, assegura. Idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais, mães acompanhadas com crianças de colo e contribuintes com problemas de saúde recebem atendimento diferenciado.
REFORMA - Em maio do ano passado, a Central de Atendimento Municipal da sede de Camaçari passou por uma ampla reforma e ganhou novos serviços. Foi incorporada uma estrutura composta de sistema de áudio e vídeos institucionais do Município, novos equipamentos e mobiliário, sala para arquiteto plantonista, pintura, piso, sinalização apropriada, computadores, persianas padronizadas, painéis com fotos de obras marcantes na cidade, ar condicionado e salas para gerente e pessoal de apoio.
O contribuinte conta também com atendimento preferencial e criação de um pré-atendimento, onde os usuários recebem esclarecimentos sobre as dúvidas e pegam a senha. Preocupada em conhecer o nível de satisfação dos usuários, a Prefeitura disponibilizou nas três CAM´s, o Formulário de Avaliação da Satisfação, Críticas e Sugestões. A ferramenta serve como consultor da opinião popular. O cafezinho no pré-atendimento foi uma das sugestões dos contribuintes, garante a gerente da CAM na sede, Virgínia Benício.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)