Funcionando desde março passado no centro administrativo da Prefeitura de Ilhéus, na avenida Itabuna, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continua aperfeiçoando o trabalho oferecido à comunidade. Além de suas seis unidades móveis (sendo duas reservas), o Serviço acaba de ganhar uma motocicleta para agilizar ainda mais o atendimento. De acordo com o coordenador administrativo do Samu em Ilhéus, Edson Freitas, em virtude de seu deslocamento mais fácil no trânsito, a motocicleta chegará antes das ambulâncias para prestar os primeiros socorros.
Edson Freitas informa ainda que, em Ilhéus, o Samu atende a uma média de 45 ocorrências diárias, sendo que esse número chega a dobrar na alta estação, quando o município recebe centenas de turistas. Segundo ele, uma das ocorrências mais comuns é o acidente no trânsito envolvendo carros e motos. “Para oferecer um atendimento rápido e eficiente, bem como para garantir a segurança das nossas equipes de trabalho em determinadas situações, contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros e com uma importante parceria com a Polícia Militar”, acrescenta o coordenador administrativo.
Ao todo, o Samu de Ilhéus possui 82 funcionários, entre médicos, motoristas, atendentes, técnicos e auxiliares em geral. A nova sede, inaugurada pelo prefeito Newton Lima no dia 27 de março deste ano, funciona em ambiente totalmente climatizado. Sua estrutura é dotada de salas para a coordenação de enfermagem, administração, regulação, servidor, almoxarifado, farmácia, esterilização e estudos, além de copa, cozinha, banheiros e dormitórios masculinos e femininos. Na parte externa à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, outras intervenções auxiliam o trânsito das ambulâncias como entrada exclusiva, semáforos e quebra-molas.
24 horas - O Samu é um programa que visa prestar atendimento à população em casos de emergência. Com o serviço, está sendo possível reduzir em todo o país o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O Samu funciona em regime de 24 horas por dia com equipes que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental, podendo ser acionado pelo número 192.
Utilizando a mesma sigla, o Samu foi idealizado na França, em 1986, como Service d'Aide Médicale d'Urgence, sendo considerado pelos especialistas como o melhor do mundo. No Brasil, é oferecido pelo governo federal, em parceria com governos estaduais e municipais, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. O projeto piloto aconteceu em Porto Alegre (RS) e em Ribeirão Preto (SP). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)