Após percorrer 23 escolas municipais ao lado do prefeito Guilherme Menezes, ocasiões em que foram assinadas ordens de serviço que autorizaram reformas de grande porte, o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, está agora numa nova etapa: o acompanhamento criterioso das obras. Na tarde da última sexta-feira (dia 27), o secretário foi acompanhado nas visitas pela Comissão Executiva do Orçamento Participativo, que incluiu o coordenador Rivaldo Gusmão, o gerente Zezito Ferreira e os coordenadores Vivaldo Santos e José da Paz. Também integrou a comitiva a equipe da Empresa Municipal de Urbanização (EMURC), responsável por executar todas as obras em andamento na rede municipal de Vitória da Conquista: Drª Maria Edy da Hora, presidente; Alberto Medeiros, diretor; Mário Sérgio Bacelar, engenheiro civil; além do chefe de Gabinete da Prefeitura, Nailton Prates.
A primeira escola visitada foi a Cláudio Manuel da Costa, no Alto Maron. Em seguida, o grupo foi para a zona rural. Em Baixão, a Escola Municipal Orlando Spínola; em Malhada, a Escola Municipal Dom Bosco; e em Pradoso, a Escola Municipal José Rodrigues do Prado. De volta à zona urbana, já no final da tarde, a comitiva esteve no Loteamento Conveima, no terreno onde está sendo construída a nova escola Maria Santana, cujo projeto prevê doze salas de aula.
Atualmente, quase noventa escolas da rede municipal de ensino estão passando por reformas. Em grande parte, essas obras são resultado da atuação da comunidade por meio das plenárias do Orçamento Participativo – razão pela qual a Comissão Executiva acompanhou o secretário e a equipe da EMURC durante as visitas. “É importante fazer o acompanhamento, verificar a aplicação dos padrões técnicos e, quando for necessário, fazer um replanejamento da obra”, avaliou o secretário Coriolano Moraes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)