O prefeito Euvaldo Rosa foi à Feira de Santana, a convite da empresa Projecta Melhor Escola - de Belo Horizonte - para relatar, no Encontro Projecta Educacional, a experiência de êxito de Santo Antônio de Jesus com o Programa de Gestão Educacional na rede municipal de ensino. Sua participação empolgou os secretários de educação da região, que compareceram ao evento para conhecer o Programa, suas diretrizes e vantagens.
"Euvaldo hoje é referência de gestão não só na Bahia, mas no Brasil". Depois dessas palavras, o Diretor Executivo da Projecta, João Lacerda, passou a fala para o prefeito que contou sobre as dificuldades encontradas na educação quando assumiu seu primeiro mandato e o papel do Programa na melhoria do ensino municipal de Santo Antônio de Jesus.
"Não adianta só melhorar a estrutura física da escola se não houver uma gestão educacional de qualidade, que alinhe Secretaria, Escola, classe, alunos e pais. Isso foi possível pra nós com a implantação do Programa", explicou.
O Prefeito acrescentou ainda que envolver a comunidade no processo e despertar o encantamento no professor é essencial para que o programa dê certo. "Implantar por implantar não resolve. É preciso acreditar, abraçar a causa e buscar o envolvimento de todos os integrantes do sistema escolar", completou.
Sobre os resultados, o gestor comemorou a evolução nos índices de desempenho e aprendizagem dos alunos. "Isso pra nós é o mais importante".
O evento, realizado no Feira Palace, contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre elas, a Secretária Municipal de Educação Norma Lucia Assis; sua assessora, Rubinalva Alves; a Diretora de Ordenamento Escolar, Elisabete Agapito; A Coordenadora de Ensino Fundamental, Luciana Paixão e a Educadora, ìsis Silva.
A Projecta Melhor Escola faz parte de um dos maiores grupos educacionais do País, a Kroton Educacional, à qual pertencem também o Pitágoras e a INED. A empresa atua na área pública em diversos municípios do Brasil, através do Programa de Gestão Educacional. Em Santo Antônio de Jesus, o Programa foi implantado em 2006, em 7 escolas municipais, totalmente custeado pela administração municipal. Este ano, foi ampliado para todas as escolas da rede, beneficiando cerca de 10.000 alunos. (Prefeitura de Santo Antônio de Jesus)