Nos próximos dias 21 e 22 agentes comunitários de saúde e de Controle de Endemias de Ilhéus participam de diversas atividades de capacitação a respeito do combate à dengue, no auditório do Barravento Praia Hotel, durante todo o dia. Nesta quinta-feira (17) os supervisores de campo obtiveram informações sobre o novo inseticida a ser utilizado nas operações de controle vetorial a partir do próximo mês, o difubenzron. Os treinamentos fazem parte das ações previstas no Plano de Contingência elaborado pelo município e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, com o objetivo principal propor diretrizes para a organização da Vigilância em Saúde. Além dos agentes comunitários e de controle de endemias, demais técnicos da Secretaria de Saúde também participam de treinamentos visando conter a doença.
Médicos, enfermeiros e técnicos com ensino superior participaram da primeira fase da capacitação nos dias 14 e 15, últimos. Também neste mês, os profissionais de Nível Médio (pessoal de Acolhimento e atendimento de enfermagem), concluíram o mini-curso no dia 15. A integração das ações de controle da Dengue na atenção básica, com a mobilização dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e de Saúde da Família (PSF) e o desenvolvimento de campanhas de informação e de mobilização da população, enfatizando a responsabilidade de cada família na manutenção de seu ambiente doméstico livre de potenciais criadouros do vetor constituem o foco das atividades desenvolvidas baseadas no Plano de Contingência, segundo explicou o coordenador do setor de Vigilância à Saúde, Antônio Firmo.
Ainda de acordo com Firmo, os candidatos que foram selecionados para o processo de seleção pública para agente de controle de endemias (ACE) também estão recebendo orientações sobre dengue em uma das salas do Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev) durante toda a semana. As atividades integram o cronograma de treinamento do processo de seleção. “Sabemos que o verão costuma ser um período muito propício, devido às características climáticas, para a proliferação do mosquito, e dentro desta visão, as ações da secretaria de saúde se encontram numa fase bastante avançada”.
Ações paralelas – Enquanto uma parte da secretaria de saúde atua realizando capacitações entre os profissionais da área, outra equipe segue realizando visitações à bairros e altos da cidade onde o índice de infestação é preocupante. Esta semana, técnicos realizam a colocação de capas em reservatórios de água de casas do bairro Teotônio Vilela, onde também é realizada atividades de mobilização junto à comunidade. O Alto do Basílio também vem recebendo visitas da equipe de combate à dengue com o objetivo de conscientizar os moradores sobre os perigos da doença e disponibilizar maiores informações sobre como evitar água parada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)