Lauro de Freitas chega ao final do ano como município que mais gerou emprego com carteira assinada na Bahia em 2009. No acumulado dos 11 meses, o município é o segundo da Região Metropolitana, superado apenas pela capital, e o terceiro no Estado, depois de Feira de Santana, segundo dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em termos percentuais em relação à população, no entanto, o município lidera o ranking na Bahia e está entre os primeiros no Brasil, com 5.296 novos postos de trabalho.
Para a prefeita Moema Gramacho, os números refletem o bom desempenho dos setores de serviços e construção civil, impulsionado pelos programas federais, e o esforço da administração municipal na atração de novas empresas. No início do ano, o município lançou o Programa de Aceleração do Trabalho e Renda (Pater), como mecanismo para enfrentar a crise econômica mundial, e reeditou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), com vantagens para as empresas que mais empregam e incentivos maiores ainda para as que abrirem espaço às pessoas com deficiência e jovens entre 16 e 24 anos.
A Bahia é o estado com a maior expansão do emprego no Nordeste em 2009. Com a geração de 13.241 novos postos formais em novembro, o estado acumula nos 11 primeiros meses do ano 75.424 novos empregos, recorde da série histórica do Caged. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)