Com o objetivo de fazer um diagnóstico da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação (SEDUC) deu início ao Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ), com a aplicação de provas de português e matemática em todas as turmas, do 1º ao 9º ano. Mais de 23 mil alunos estão participando do processo, e nos próximos dois dias a avaliação externa será aplicada em escolas da zona rural do município. P
Os resultados sairão em forma de boletins por unidade escolar com o desempenho dos estudantes em cada Descritor de Habilidade. “Queremos com essa avaliação ter dados precisos, claros, para que a gente possa construir novas políticas educacionais. Todos serão beneficiados, inclusive o professor, que receberá instrumentos para que possa fazer intervenções mais consistentes, diante das fragilidades detectadas. Sem falar no aluno, que é nosso foco, pois tudo que está sendo feito é para melhorar a educação e os níveis de aprendizado de Juazeiro”, explicou o titular da pasta, Plínio Amorim.
Os aplicadores e coordenadores ressaltaram o apoio das escolas e a receptividade do corpo discente. “Esse entendimento do objetivo geral do SAEJ é muito importante, pois a contribuição de cada um é fundamental”, destacou a aplicadora Michelle Batista. “Tudo transcorreu com tranquilidade e cooperação. Não encontramos nenhum tipo de resistência e o resultado está sendo satisfatório”, ratificou a coordenadora Ana Cláudia de Carvalho. (Prefeitura de Juazeiro)