Ação para fortalecer a criação de caprinos e ovinos de Santa Brígida

A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Brígida entregou no último dia 16, pela manhã, aos pequenos produtores da região 310 animais entre caprinos e ovinos, sendo 150 cabras e 150 ovelhas, mais 10 machos reprodutores.

O Programa do Governo do Estado, que é conhecido como “Sertão Produtivo”, tem como objetivo fortalecer a criação de caprinos e ovinos nesta região da Bahia, que já é conhecida pelo seu potencial criatório de diversas raças.

A seleção dos animais foi realizada sob o acompanhamento da técnica do município e Secretária Municipal de Combate às Desigualdades Sociais, Maria Quitéria Delgado, juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Eleuzina Oliveira.

De acordo com o técnico da prefeitura, Anderson Luis, os critérios para a escolha dos beneficiários assistidos pelo programa são formulados pela Secretaria de Agricultura do Estado. Alguns desses critérios, estipulados pela secretaria, é observar se o respectivo criador está inserido no programa Bolsa Família, fator prioritário para ser beneficiado; o outro é que o produtor tenha no mínimo 50he de terras para a criação adequada dos animais, além, é claro, da vontade de criar.

E ainda complementou que, ao todo são 60 famílias cadastradas. A distribuição foi feita da seguinte forma: 30 animais para cada seis famílias – cinco para cada família – sendo que os reprodutores vão passar por rodízio para o cruzamento com as matrizes.

O prefeito Padre Teles, que não pode está presente no ato de entrega, pois estava em Salvador, em reunião com representantes do governo, mas que se fez representar pelo secretário de administração e finanças, Israel Carvalho, fez questão de salientar em outra ocasião, que os animais só seriam aceitos no município após um rigoroso critério de vistoria, pois, segundo ele, a população merece sempre o melhor, não adianta fazer “meia sola”. (Prefeitura de Santa Brígida)