Cruz das Almas recebe 1530 capas para cobrir caixas d'água

A SESAB (Secretaria Estadual da Saúde) enviou à Secretaria Municipal de Saúde 1530 capas para cobertura de caixas d’água, tanque e túneis descobertos. Estes locais são potenciais focos de proliferação do Aedes aegypti.

Divididas em três tamanhos, para tanques de 250, 500 e 1000 litros, as capas serão distribuídas gratuitamente nas residências que apresentam riscos de proliferação do mosquito da dengue. Em Cruz das Almas, o primeiro bairro visitado pelos agentes de endemia é a Assembléia, que apresenta o maior índice de infestação no município.

Os moradores que tiverem suas caixas d’água, tanques ou túneis cobertos pela capa terão que assinar um termo de responsabilidade. A SESAB irá monitorar a utilização do equipamento via GPS (Sistema de Posicionamento Global). O aparelho é capaz de informa o local exato onde a capa está instalada e se o morador a está utilizando corretamente.

Paralelo à instalação das capas, a Secretaria de Saúde mantém 44 agentes de endemia visitando as residências do município. No último ciclo elaborado pela Vigilância Epidemiológica, 24.371 imóveis foram vistoriados. O nível de infestação atual do município é 0,6%. A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza o taxa de até 1% como aceitável. (Prefeitura de Cruz das Almas)