O projeto municipal Proinfância (Programa de Formação de Educadores da Infância) é responsável pela qualificação mensal de 200 profissionais entre auxiliares de sala, coordenadores e professores. São 180 educadores distribuídos em 60 escolas, entre municipais e comunitárias, e beneficiam cerca de 4 mil crianças com idade entre 3 e 5 anos. Nos encontros de formação, realizados na Cidade do Saber, coordenadores e educadores estudam, refletem sobre a prática desenvolvida nas escolas, partilham experiências e planejam o que será trabalhado com as crianças. O papel da educação infantil hoje é identificar quem é o aluno, como aprende, se desenvolve e construir estratégias a respeito da relação entre o educador e o aluno.
Este ano, o planejamento vai trabalhar quatro temas: conhecendo a si mesmo e aprendendo a se relacionar, a criança e a natureza, brinquedos, brincadeiras e festas (da cultura popular), e corpo, saúde e alimentação. A proposta do programa é fortalecer e dotar a escola pública com ferramentas que atendam as normas do Ministério da Educação (MEC) e sejam capazes de formar cidadãos com valores mais humanos e profissionais com maior competência técnica.
De acordo com Mynuska di Lima, coordenadora do programa, o Proinfância é referência não só em Camaçari, mas em vários municípios da região, como Mata de São João e Salvador. “O Proinfância deu uma identidade forte à educação infantil do Município”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)