Segundo o gestor do Programa Bolsa Família de Poções, Ronivon Ferreira Lima, o órgão vem cumprindo o papel de formação dos beneficiários, formando parcerias com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolvendo ações que visam à melhoria e alto estima das famílias que são beneficiarias do Programa e incluídas nos projetos Mandala e Verde Vida, que contemplam as famílias produzindo hortaliças e vendendo no comercio local, gerando emprego e renda. O Projeto Mandala é desenvolvido no bairro Alto do Paraíso e contempla 4 famílias, já o Projeto Verde Vida fica na Área da Escola Luis Heraldo Duarte Curvelo e contempla 10 famílias. CRAS e APIM, os beneficiários iniciaram os cursos de corte e costura, pintura em tecido, artesanato (Biscuit, Meias de ceda e cabaça), arte em culinária, crochê e bordado. Com o SineBahia/Pat a emissão da 2ª via de certidão de nascimento, 1ª e 2ª via de CPF e 1ª via de Registro Geral para os beneficiários inscritos. Já em fase conclusiva o Projeto “INFORMÁTICA EM AÇÃO, o objetivo é oferecer aos beneficiários e seus filhos (crianças e Adolescentes) curso de informática básica e avançada, a fim de prepará-los no campo da Informática, contribuindo para que, futuramente, eles possam dar continuidade à sua formação na busca da cidadania e inserção no mercado de trabalho.
O programa atende mensalmente uma média de 1.200 pessoas, todas com registro em livro na Central de Cadastramento e nas visitas domiciliares para atualização e fiscalização. No relatório de outubro de 2009, o gestor detalha o atendimento realizado pela equipe do programa: pessoas que compareceram na central de cadastramento 1.211; pessoas que não foram atendidas por falta de algum documento 16; foram feitas visitas domiciliares no total de 40; pessoas que pediram transferência para outro município, 12, e as transferidas de outro município, 11; foram inclusas no Cadastro Único, 21; pessoas que fizeram consultas de situação cadastral, 369; pessoas que pediram desbloqueios ou reversão de cancelamento do beneficio, 69; Total de Famílias Cadastradas em Poções, 9.790 dados de 30/08/2009 e Famílias Beneficiárias do Bolsa Família com benefício liberado, 5.818, os dados são de 09/2009.
Os serviços realizados na parceria do SineBahia/Pat ajudaram na emissão de documentos, chegando a 42 CPFs emitidos, 19 Certidões de Nascimento emitidas e 120 pessoas contempladas com os cursos. Ronivon Lima espera que em novembro o programa possa atender um número maior de beneficiados. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).