O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, reafirmou na manhã de ontem, 05, que continua ao lado dos segmentos envolvidos nos receptivos aos passageiros de transatlânticos (táxis, vans e locadoras), que não abrem mão de terem acesso ao Porto Internacional do Malhado, como ocorria nos anos anteriores. Nesse sentido, propôs a criação de uma comissão, com a finalidade de manter reunião, amanhã, dia 06, com a direção da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), em Ilhéus, e, caso não se encontre uma solução para o impasse, convidou á todos para que, na próxima segunda-feira, dia 09, se dirijam a Salvador para levar o pleito ao presidente da Codeba, Antônio Celso Pereira Filho.
O pronunciamento do prefeito Newton Lima foi realizado durante protesto público promovido pelos segmentos de atendimento aos turistas, que foi iniciado na entrada do Porto, com fechamento de acesso e de ruas, finalizando em frente ao Palácio Paranaguá. Lembrou ainda o prefeito que desde o mês de junho deste ano vem mantendo vários contatos com a Codeba e também com a Secretaria Especial dos Portos, em Brasília, na busca de sensibilizar essas autoridades sobre os transtornos que a decisão de impedir o acesso pleno ao Porto irá causar á economia local e ao turismo. “Portanto, me mantenho firme na posição de continuar essa luta ao lado de todos vocês”, garantiu.
No último dia 28, durante reunião ocorrida sede da Codeba local, o prefeito Newton Lima apresentou uma proposta com o objetivo de minimizar o impacto da medida adotada pela Organização Marítima Internacional (IMO), que, entre outras coisas, proibe a realização dos receptivos aos turistas dentro do próprio terminal portuário. A proposta permitiria que taxista, vans e locadoras tivessem acesso direto ao porto, utilizando espaços fixos em standes, dentro do terminal portuário, para que pudessem vender seus serviços com equipes de no máximo três pessoas, porém a disponibilização desses serviços aconteceria dentro da Concha Acústica, onde a Prefeitura vem providenciado as adaptações com o objetivo de abrigar os táxis, vans e os demais veículos das locadoras.
Embora todos os presentes naquela reunião tivessem concordado com a proposta, posteriormente os representantes dos segmentos a rejeitaram, preferindo manter a luta em busca do pleno acesso ao Porto, pelo menos durante essa alta temporada. Nelson Oliveira, presidente do Sindtáxi, elogiou a atitude do prefeito Newton Lima reconhecendo seu esforço na busca de uma solução para o problema, e, assim como os demais representantes de categorias envolvidas nos receptivos presentes ao manifesto, concordou em manter reuniões amanhã, dia 06 e segunda-feira, dia 09, com as direções da Codeba local e em Salvador,com a participação da Câmara Municipal para fortalecer ainda mais o movimento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)