A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca e a Prefeitura Municipal de Poções, entregaram na segunda-feira (26) aos pequenos produtores rurais e membros da Associação de Aquicultura e Pesca das Salinas, os alevinos (peixes em fase inicial de crescimento), possibilitando o povoamento nos tanques da entidade, nas barragens e aguadas do município com os tipos tilápia e tambaquis. Esta é a segunda etapa deste ano e o programa completa em 100% o povoamento das localidades cadastradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Antes da distribuição dos alevinos, o proprietário dos tanques do Parque Aquático Água Viva, Reinan Mascarenhas, detalhou o modo de manejo, criação e pesca final do produto final. Reinan disse que cada peixe chegou ao parque com o peso de 1 grama e hoje está entregando com 25 gramas os tambaquis e 30 gramas as tilápias. Cada saco entregue continha 2 mil alevinos e em 6 meses estarão atingindo 400 a 500 gramas, prontos para o consumo e se cada produtor tomar os cuidados de evitar os predadores naturais e a ação do pescador em antecipar o tempo, a perda pode atingir somente a 1% dos alevinos.
João Paulistinha, Miguel Brito, Toinho, Gê, Edson da Água, Noga e tantos outros afirmaram a nossa reportagem que a Semana Santa no próximo ano será farta de peixe saudável para vender no mercado e servir também para as famílias carentes. “Investi quase mil reais de alimentação e poder retirar o investimento já mim deixa feliz, pois estaremos ajudando o governo a combater a fome e levando um alimento rico a mesa do povo carente”, afirmou o Sr Miguel Brito que construiu tanques em mutirão com a associação em sua propriedade na Salina.
Segundo o secretário Mateus Cruz, nestes quase sessenta dias que os alevinos ficaram na Água Viva foram feitos diversos acompanhamentos técnicos e de uma grama chegou a 25 e 30 gramas e o índice de mortalidade caiu para 30% aproximadamente, “o empenho do governo em cumprir os passos determinados pela Bahia Pesca e a vontade de servir ao produtor foram importante durante o período de guarda dos alevinos dentro dos tanques”, afirmou Mateus.
Em todo o trabalho, o prefeito Luciano Mascarenhas, destaca o esforço do governo municipal para atender ás necessidades do homem do campo e gerar empregos e renda. Na distribuição foram observados critérios técnicos, como a qualidade de água das aguadas, o tipo de alevino para cada região e a capacitação dos produtores feita pelo Senar, no manejo dos peixes e na manutenção das aguadas, desde o peixamento, engorda e posterior despescas. “Fazer um novo caminho para o homem do campo sobreviver sem a lavoura e abrindo diferentes meios de potencialidade para cada região, seja no mel, nas flores, nos peixes e nas hortas. Não mediremos esforços e mesmo com a falta de recursos, os projetos estão sendo feitos e as parcerias estamos buscando nos governos ou nos empresários. Unidos e associados, as barreiras se abrem e o desenvolvimento chega ao nosso município, é o que espero”, afirmou o prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)