Lauro de Freitas sediará, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o I Encontro Brasileiro de Docentes de Odontologia Legal e o I Encontro de Peritos Odontolegistas da Bahia, no auditório da União Metropolitana de Ensino e Cultura (Unime). O evento abordará a importância da odontologia legal para a solução de crimes e para a prevenção e encaminhamento de denúncias de maus-tratos contra idosos, deficientes físicos e crianças, a partir dos sinais encontrados nos pacientes. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL) e Associação Brasileira de Medicina Legal (ABML), com apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.
O evento, que também comportará a VIII Jornada de Odontologia Legal do Nordeste e o I Simpósio Temas de Medicina Legal, abordará ainda a atenção que os profissionais da área devem ter para com o preenchimento dos prontuários dos pacientes. Através desses prontuários, pode ser possível a identificação de pessoas mortas em acidentes, em cujas circunstâncias apenas os dentes são vias de identificação. “Infelizmente, cerca de 90% dos dentistas não cuidam disso”, disse o cirurgião-dentista, vice-presidente da ABOL e presidente do evento, Jeidson Morais Marques.
No encontro, serão discutidas as diretrizes curriculares para o ensino da especialidade durante o período da graduação em Odontologia. Os casos mais recentes nos quais foi necessário o empenho desses profissionais, como os dos acidentes da TAM e do Air France, também serão discutidos. A expectativa é que estejam presentes ao encontro pelo menos 600 pessoas que assistirão às exposições de 66 palestrantes, dentre eles os maiores nomes da Medicina e Odontologia legais.
Os trabalhos e exposições devem também atrair profissionais de outras áreas, como advogados, juízes, delegados, promotores, defensores públicos e estudantes de Medicina, Odontologia e Direito. De acordo com Jeidson Marques, o Encontro servirá ainda para corrigir a imagem distorcida que se tem sobre a Medicina e Odontologia legais, vistas como destinadas àqueles estudantes menos preparados para atuar nas áreas mais tradicionais. “Essa é uma visão recorrente e enganosa. Hoje o mercado de trabalho na Odontologia Legal é muito amplo”, ressaltou o cirurgião-dentista. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)