Em 2009, o Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou um trabalho mais efetivo voltado à preservação da natureza. A exemplo da limpeza do leito do Rio do Antônio, uma ação que vem acontecendo permanentemente, com o objetivo de revitalizar o rio e proporcionar lazer com segurança à população.
A limpeza se concentra na área urbana do rio, com início na barragem até a Passagem do Rio, no bairro São José. Durante a limpeza, foram encontrados objetos pouco comuns, como sofá, vasos sanitários, colchões, além de muitas garrafas pet, sacolas plásticas, pneus e lixos. A limpeza recolhe também as taboas. Para o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Roberto Neves, as ações de preservação do meio ambiente são muito importantes para o futuro da nação, porém o Secretário reforça que cada cidadão tem deveres e responsabilidades nesta luta pelo ambiente em que vivemos. “Apesar de tantas campanhas pela preservação ecológica, especialmente aqui no município, onde temos a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, ainda tem gente que joga lixo diretamente na natureza. A população ainda precisa se conscientizar muito.” Destacou o Secretário.
Outra ação a fim de agilizar os trabalhos na área ambiental no município de Caculé, será assinado, nos próximos dias, um Termo de Ajuste de Conduta – TAC com o Ministério Público do Estado da Bahia. “O termo direcionará os trabalhos voltados ao Meio Ambiente para que aconteçam de forma mais sustentável, de forma a evitar queimadas e a intensificar a limpeza pública, a proteção das áreas de preservação ambiental, a limpezas de rios, etc.” Explica o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. (Fonte: Ascom, da Prefeitura de Caculé)