O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, recebeu a visita do secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, João Leão, e do subsecretário de Saúde, Alfredo Boa Sorte. Na pauta a ampliação das estratégias de combate a dengue no Município. Pela manhã, a comitiva esteve em vários pontos da cidade considerados críticos, tendo se reunido, em seguida, no Gabinete do Prefeito, para definir o cronograma das ações. .
Ficou acordado que a “Operação Varredura” começará por Jequié, apontado como um dos 45 municípios prioritários para a dengue, devido ao elevado índice de infestação.
Serão usadas máquinas do Derba tanto da residência de Jequié como de outras para acelerar o trabalho de limpeza dos canais, do Rio Jequiezinho e das lagoas. Cerca de 40 soldados do Exército também vão atuar no combate a dengue, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Embasa, 13ª Dires, entre outros. “Todos os órgãos do Estado estarão envolvidos nas atividades de combate a dengue, cujo lançamento vai acontecer, ainda em outubro, com a presença do governador Jaques Wagner, aqui em Jequié”, informou o secretário João Leão.
O subsecretário da Saúde do Estado, Alfredo Boa Sorte, disse que o trabalho governamental é importante, no entanto, o resultado desejado somente será possível se cada habitante cuidar bem de seu domicílio, do seu quintal. “É preciso que haja um grande envolvimento dos empresários, das entidades religiosas, associações, sindicatos, a fim de mobilizar a população no sentido de promover o combate a dengue diariamente”, recomendou.
Foram abordados também assuntos referentes a cobertura de reservatórios, campanhas educativas, assistência médica.
Na reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Jequié, o prefeito Luiz Amaral destacou a importância da manutenção do diálogo permanente com a sociedade. “Hoje, fomos a vários pontos da cidade, onde conversamos com o povo sobre o combate a dengue. Agora, estamos dialogando com vocês, que fazem parte da sociedade civil organizada, para dizer que a situação não é boa e que precisamos nos unir ainda mais para evitar uma nova epidemia”, disse. (Prefeitura de Jequié)