"Uma programação maravilhosa, que correspondeu a várias necessidades dos professores, como saúde, informação e entretenimento. Estou muito feliz e satisfeita com esse dia tão diferente”. As palavras são da diretora da Escola Deputada Necy Novais, em Cabeceira Grande, Déa Eufrásia. Ela foi uma entre os 320 professores da sede e zona rural de São Desidério e técnicos da secretaria de Educação que participaram da comemoração pela passagem do Dia do Professor realizada na sexta-feira, 16, no Country Club Rio de Ondas, em Barreiras.
O evento faz parte do projeto Saúde Docente: Cidadania e Valorização Profissional, que objetiva garantir a efetividade do processo de ensino e a aprendizagem dos alunos, por intermédio de ações de enaltecimento e valorização do profissional de educação. As inovações na programação compõem o planejamento elaborado pela secretaria de Educação. Longe da rotina da sala de aula, os professores tiveram um dia diferente, as margens do rio de Ondas. Sol, sombra e muita água fresca.
“Os profissionais da educação necessitam de lazer, saúde, entretenimento para que possam desestressar. E nada melhor do que um dia descontraído às margens do rio, em completa integração com a natureza”, declarou a secretária de educação, Cátia Alencar.
Na programação, café da manhã, palestras como higiene vocal, brincadeiras, atendimento aos profissionais pelo Núcleo de Saúde dos Trabalhadores (Cerest), teste de glicose e de tipagem sanguínea, oficina do corpo - um espaço reservado para sessões de massoterapia, estética do corpo e análise dermatológica - e caixinha de sugestões para reformulação do Plano de Carreira. A animação ficou por conta da dupla Welvys e Jefferson.
Para a professora Eli Oliveira da Silva, de Sítio Grande, “essa inovação do evento só vem nos acrescentar mais ânimo e coragem para seguir firme no trabalho. Me sinto muito feliz porque os professores precisam desse reconhecimento”.
O Prefeito Zito Barbosa participou dos momentos de descontração e entretenimento. “A educação sempre foi prioridade em nosso governo. Essa é uma inovação para o professor que merece mais saúde e assistência. A equipe da Saúde do Corpo dará continuidade ao atendimento em São Desidério para que o professor se sinta mais preparado e motivado para encarar a sala de aula”, afirmou Zito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)