A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que gestores municipais podem usar como ferramenta para o desenvolvimento dos Municípios o mapeamento turístico e cultural. Se o instrumento for utilizado de forma devida, os gestores podem identificar os pontos e produtos turísticos e terem melhores condições para promover projetos na busca de recursos disponíveis em vários órgãos públicos da área.
A CNM esteve presente em reunião, promovida pelo Ministério do Turismo (Mtur), no mês de setembro. A entidade participou do debate na área do Turismo Cultural e destaca a importância que este setor está adquirindo para os Municípios Brasileiros.
Os partipantes foram divididos em oito grupos de debates, são eles: Ecoturismo, Turismo de aventura, Turismo de negócios e eventos, Turismo cultural, Turismo de estudos e intercâmbio, Turismo de sol e praia, Turismo rural e Turismo de pesca. Durante a reunião também foi apresentada uma avaliação sobre a legislação disponível, normatização, ordenamento, articulações com diversos segmentos da sociedade, incentivos, capacitação dos gestores municipais e outros funcionários, infra-estrutura e a busca de possíveis soluções. Os gestores municipais interessados em saber mais sobre o mapeamento turístico podem entrar em contato com a área de Cultura e Turismo da CNM: (61) 2101-6000. (Fonte: CNM)