A conscientização de cada indivíduo tem um papel fundamental no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue continua sendo o foco de atenção das atividades intensificadas pela Secretaria de Saúde de Ilhéus. Esta semana entidades da área que integram o Comitê de Combate à Dengue se reuniram para traçar novas estratégias visando maior mobilização social no controle à doença. Outro objetivo da reunião, coordenada pela secretária de Saúde do município, Marleide Figueiredo, foi a confecção de um relatório que aponta diversas manobras do mosquito aedes aegypti para se adaptar à vida urbana.
De acordo com o relatório estima-se num ciclo de geração de trezentos ovos se desenvolvendo a cada seis dias, vinte por cento desse montante serão fêmeas adultas ao final do ciclo. “Isso mostra que o mosquito tem um poder de reprodução muito rápido e que resiste até um ano sem a presença de água”, afirmou o diretor de Departamento de Vigilância à Saúde, Dr. Antônio Firmo. Para a secretária Marleide “mesmo com todos esses dados alarmantes, com o histórico de surtos assustadores com a expectativa de que a cada surto as manifestações da doença se mostram mais complicadas e que a forma hemorrágica da doença tem aparecido mais frequentemente, percebemos que a população, de uma forma geral, ainda não está totalmente consciente de que a forma mais eficaz de acabar com a doença é eliminar o mosquito, através da extinção dos possíveis criadouros”.
A formação de uma Equipe de Educação em Saúde, com o objetivo de ir até as comunidades, escolas, associações de bairros, entre outros, para convocar a população para fazer sua parte é uma das estratégias montadas pela Secretaria de Saúde para agir no combate ao mosquito. Representantes de vários seguimentos da sociedade civil também estão sendo chamados para estabelecer uma parceria com o governo municipal, a exemplo do Ministério Público, 6ª Dires, organizações religiosas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Infraero e Rotary Clube, a fim de garantir o cumprimento dessas atividades de conscientização para os mais diversos públicos da cidade.
De acordo com o resultado do Projeto de Educação e Combate à Proliferação da Dengue elaborado após reunião do Comitê de Combate à Dengue, outras atividades terão como público-alvo os estudantes que participarão de uma gincana intercolegial, onde serão sugeridas provas como coletas de materiais que possam servir de criadouros. Também serão realizados Jogos Estudantis e promoção de prêmios como “Bairro índice baixo de infestação”, que integrará todas as comunidades numa corrida para baixar o índice de infestação predial e de pendência. Palestras educativas mutirões nas zonas rural e urbana também serão mantidos.
A realização de um Seminário de Saúde da Mulher Rural também é outro ponto destacado no relatório, “tendo em vista o papel que as mulheres residentes na zona rural de Ilhéus exercem sobre suas famílias e comunidade”. Outra estratégia do Comitê é a utilização de instrumentos como selo de certificação de controle do foco, termo de compromisso da utilização das capas de cobertura dos tanques e certificado de inspeção e orientação técnica nos domicílios. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)