Jequié se destaca na formação em educação especial



A Secretaria de Educação, por meio da coordenação da Educação Especial, promoveu, nos dias 28 e 29/09, o Módulo II da Formação “Educar na Diversidade”. O curso, iniciado nos dias 02 e 03/09, possibilitou debates, orientações teóricas e práticas relacionadas à construção de escolas inclusivas que valorizam e respeitam a diversidade, utilizando o Atendimento Educacional Especializado como suporte pedagógico aos alunos com deficiência, interagindo e se envolvendo em sua atuação no contexto escolar.
A formação é destinada a professores da rede regular que atuam nas escolas que receberam salas de recursos. Possui carga horária de 100 horas, sendo 80 horas destinadas para estudos presenciais dos módulos e 20 horas para elaboração do projeto de intervenção nas escolas.
Jequié: Pólo de Inclusão
Jequié, como cidade Pólo de Inclusão, vem fortalecendo e implantando políticas publicas que garantam a pessoa com deficiência acesso e permanência com sucesso na escola. “A formação de professores faz parte de nossa política e a cada ano temos investido na ampliação do atendimento educacional especializado e ressignificação da escola para atender as especificidades da proposta inclusiva” afirmou a coordenadora de Educação Especial, Débora Braga Eloy.
De acordo com a Resolução nº 75, apresentada na XI Reunião Conjunta do Conselho Estadual de Educação (CEE) com os Conselhos Municipais, no domingo (27), em Alagoinhas, as redes públicas e privadas de ensino devem oferecer condições para a inclusão de educandos com necessidades especiais nas classes comuns, garantindo acessibilidade tanto nas edificações, como por meio de propostas pedagógicas inclusivas, e também a eliminação de barreira de comunicação, com a oferta obrigatória do ensino da Libras para as pessoas surdas. (Fonte: site de Jequié)