Com o objetivo de escolher uma coordenação e formar grupos de trabalho do Pacto Municipal contra a Violência, foi realizada esta semana, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), uma reunião com vários segmentos da sociedade civil organizada. As ações entre poder público municipal, entidades locais e órgãos de segurança pública serão integradas pela coordenação do pacto e pelos grupos de trabalho.
Durante a reunião, foi escolhida a Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social como coordenadora do Pacto, e divididos dois grupos de trabalho, o primeiro envolve órgãos de defesa social como Polícia Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, corpo de bombeiros, Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Conjunto Penal e Conselho de Segurança Municipal, enquanto que o segundo grupo abrange entidades sociais.
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, afirmou que o poder público vem buscando parcerias para realizar o pacto e reduzir o índice de violência. “Queremos reunir as entidades para desenvolver ações tendo como base as necessidades apontadas pela própria população, por isso precisamos do envolvimento das diversas representações” disse. Capitão Azevedo ainda frisou que já iniciou a recuperação das vias urbanas do município, o que facilita o acesso de carros de passeio, ônibus, como também de viaturas. “Locais com difícil acesso ficam vulneráveis a atuação da marginalidade” reiterou.
Observando que a divisão dos grupos facilita a tomada de decisão para a efetivação do pacto, o promotor público, Clodoaldo Anunciação, explicou que cada grupo apresentará as prioridades das suas áreas, em encontros separados para posterior reunião em plenário para discutir o diagnóstico de cada grupo e quais ações deverão ser tomadas. “Essa é uma maneira de evitar discussões infrutíferas, nós queremos realmente o êxito do pacto”.
O grupo das entidades sociais realizará sua reunião na próxima segunda-feira (20), às 18 horas, na sala de reunião de comissões, já o grupo dos órgãos de segurança se reunirá na terça-feira (21), às 14 horas, no Comando de Policiamento Regional Sul. Segundo o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, o Pacto Contra a Violência tem como finalidade reunir todas as instituições de Itabuna em torno de projetos que proporcionem melhores condições de vida à população, através do desenvolvimento de ações comuns. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).